domingo, 22 de janeiro de 2012

UM MERCADO! UMA EXPERIÊNCIA! BIG TRAIL UM ESTILO DE VIDA...

Uma aventura de Big Trail pelo Chile

Uma aventura de Big Trail pelo Chile
Por Luciano Peixoto - Relato de Andres Suarez - Fotos: Andres Suarez e Marcos Ackel



Andres Suarez e Marcos Ackel percorreram quase 7 mil km durante a viagem


Nesta edição da Coluna Aventura e Lazer trazemos o relato de uma viagem fantástica de Big Trail, uma modalidade que está crescendo muito aqui no Brasil, ao Atacama no Chile.

Foram percorridos 6.825 km em 10 dias, veja como foi esta aventura, narrada por um de seus dois participantes.

Vamos ao Atacama, Chile!
Carnaval 2008... O que fazer? Desfilar em uma escola de samba... nem pensar! Meu amigo, Marcos Ackel, teve a idéia de ir até o Chile de moto... No início fiquei em dúvida, a distância não era problema, pois já corri 3 vezes o Rally dos Sertões e sei como é ficar em cima de uma moto tanto tempo... mas fiquei pensando em minha esposa, grávida de 6 meses... o que fazer? 7.000 km, 10 dias, estrada... estrada... Depois de tantas questões, resolvemos subir na moto e acelerar rumo ao Pacífico.



Desertos: paisagem comum no roteiro



"A melhor parte da viagem, quando iniciamos a subida da Cordilheira dos Andes"
Saímos de São Paulo dia 01 de fevereiro com uma KTM LC8 950cc e uma Suzuki VStrom 1000cc, rumo ao nosso primeiro destino, a tríplice fronteira na cidade de Foz de Iguaçu. Cruzada a fronteira, seguimos pela Argentina até a cidade de Corrientes. As estradas na Argentina estão em bom estado, apesar do verdadeiro "zoológico" que teríamos mais à frente, entre Corrientes e San Salvador de Jujuy, aumentando muito o risco de se percorrer este trecho em moto, ainda mais em alta velocidade. Os animais mais variados, entre eles: cavalos, raposas, tatus, cabras, cachorros, mulas aparecem constantemente à nossa frente.



O deserto às vezes lembra uma paisagem lunar



GPS (sistema de navegação via satélite): item fundamental em uma viagem como esta
À partir de San Salvador de Jujuy, começamos a melhor parte da viagem, quando iniciamos a subida da Cordilheira dos Andes. O visual mudou completamente, tornando-se cada vez mais desértico, conforme avançamos em direção ao Chile, passando por grandes salinas, até avistarmos o Vulcão Licáncabur. Localizado na divisa com a Bolívia, ele ultrapassa os 5.500 metros de altitude, por isso a temperatura caiu drasticamente, obrigando-nos a parar e duplicar a vestimenta.

Uma vez já no Deserto do Atacama, as opções de passeios, trilhas e estradas de terra para se percorrer são muito grandes, como a dos Gaisers del Tatio, que são gases expelidos da terra até 11 metros de altura e a uma temperatura média de 80 graus centígrados, pela atividade vulcânica do vulcão El Tatio, a cada amanhecer, quando há o choque térmico, com a temperatura externa, que beira os zero graus centígrados. E detalhe, para se fazer esse passeio, é necessário sair de San Pedro do Atacama às 04:00hs.

Faltava ainda chegar no Oceano Pacífico, para completar nosso objetivo e lá fomos nós até a cidade de Tocopilla, denominada Capital da Energia. São quase 200kms totalmente desérticos, com retas intermináveis.




Foi atingida a altitude 4.832 metros

Voltando a San Pedro de Atacama, há lugares muito bonitos para

serem visitados. De moto então... nem se fala... rsrs. Pelos nomes dos lugares, já se imagina o deslumbrante visual. Tais como Vale da Morte, Vale da Lua e Salar de Atacama entre outros. 
Passados 6 dias de viagens, hora de voltar, afinal ainda tínhamos 3.000 km para percorrer em 4 dias. Em toda a viagem nenhuma das motos apresentou defeito algum, com exceção do pedal de câmbio da Suzuki que se soltou faltando 800 km, mas de fácil reparo. 

Foram utilizadas na aventura uma KTM LC8 950cc e uma Suzuki VStrom 1000cc
E a viagem passou. Foram 6.825 km foram percorridos em 10 dias, chegando a uma altitude máxima de 4.832 metros e temperatura mínima de +1C, só restando agora planejar a próxima! 

Abraços, Andres Suarez

Roteiro:
1) São Paulo - Foz do Iguaçu - 1.018km
2) Foz do Iguaçu - Corrientes - 624km
3) Corrientes - San S. Jujuy - 958km
4) San S. Jujuy - San P. Atacama - 457km
5) San P. Atacama - Tocopilla - 198km
Tocopilla - San P. Atacama - 198km
6) En San Pedro de Atacama - 315km
7) San P. Atacama - San S. Jujuy - 457km
8) San S. Jujuy - Resistência - 938km
9) Resistência - Cascavel - 774km
10)Cascavel - São Paulo - 888km





*Matéria Publicada em19/04/2008 no Motox  na Coluna Aventura e Lazer no Fora de Estrada.

Um mercado que cresce de forma acentuado, as principais marcas já estão por aqui, algumas, em sua grande maioria com seus produtos ainda importado. A BMW Motorrad uma das marcas que está presente no mercado Brasileiro há 12 anos vive a sua melhor fase, atualmente com 22 concessionárias ultrapassa a marca de 15.000 motos emplacadas e com este resultado atingindo a sétima posição no mercado mundial.

Cada vez mais atuante no mercado Premium brasileiro, a BMW Motorrad cresceu sete vezes nos últimos cinco anos. Em 2006 a marca registrou aproximadamente 500 motos vendidas e em 2011 esse número saltou para 5.442 unidades. Em comparação aos emplacamentos de 2010, a marca teve um crescimento de 71% em 2011.     
Dentre os fatores que culminaram para este crescimento estão novos e competitivos produtos, com qualidade e alta tecnologia, somados aos pontos de vendas em praças estratégicas e à montagem de motocicletas em Manaus - fator que levou a marca a conquistar 8,7% do share do segmento de motos com cilindrada superior a 500 cm“ em 2010 e 12,1% em 2011.
Com preços mais atrativos em toda a linha CKD, dos três modelos montados em Manaus a BMW G 650 GS foi o mais vendido tendo entregue 2.023 unidades a clientes em 2011. Ao lado das motocicletas BMW F 800R e F 800GS, os modelos montados em território nacional representaram 67,5% das vendas da marca em 2011. 
“Estamos vivendo nosso melhor momento no Brasil. No final de 2011 entregamos a motocicleta de nº 15.000 e o mercado nacional já chegou a sétima posição no ranking mundial da marca. Nossa estratégia de expansão de concessionárias continua e pretendemos chegar a 30 pontos de vendas neste ano”, comenta Rolf Epp, Diretor da BMW Motorrad Brasil. 
Em outubro de 2011, durante o Salão Duas Rodas, a BMW Motorrad anunciou a montagem de mais um modelo em CKD, a G 650 GS Sertão. Com características mais esportivas, uma habilidade off-Road ainda maior e um desejo mais intenso por aventura, o novo modelo passa a ser comercializado em maio deste ano por R$32.800,00.
Portanto, cada vez mais o mercado disponibiliza ferramentas de alto nível e imprescindível para nos lançarmos no melhor estilo da "vida ao ar Livre", nos proporcionando experiências sem fronteiras.


Dica! na edição n° 168 de dezembro da Revista Motociclismo a matéria "TODO TERRENO!" nas paginas 174 a 183 trouxe um fantástico comparativo de três modelos de Maxitrail mais fora de estrada do mercado (BMW 1200 GS Adventure, KTM 990 Adventure Dakar e Yamaha XT 1200Z Super Ténéré). Vale a pena conferir!

Participe do Blog e da coluna.      
Este espaço tem como objetivo divulgar e valorizar o estilo de "Vida ao Ar Livre"  utilizando o Fora de Estrada sobre duas rodas ou quatro rodas com principal ferramenta. As melhores experiências: Destinos, trilhas, expedições, passeios, eventos, empresas e clubes especializados, hábitos, cursos, manutenção, novidades, depoimentos e muito mais. Os clubes e praticantes que queiram mandar material com fotos e histórias ou depoimentos entrem em contato.  

Um abraço a todos,

Luciano Peixoto
skype: lucianolp






Nenhum comentário:

Postar um comentário