terça-feira, 12 de fevereiro de 2013


Mundomoto Negócios – Concretizada a venda da Husqvarna para Stefan Pierer, da KTM. Atividades no Brasil estão em risco…

A  Bayerische Motoren Werke AG (BMW) , a maior fabricante mundial de veículos de luxo , concordou em vender sua unidade de motocicletas Husqvarna para a Pierer Industrie AG, holding do investidor austríaco Stefan Pierer, que também detém uma participação de 51 por cento das motocicletas KTM (Kronreif and Trunkenpolz, Mattighofen)   fabricante de motos esportivas,   por um valor não revelado, conforme a fabricante com sede em Munique, disse  em um comunicado oficial nesta quarta feira.
“A Husqvarna não se encaixava com a estratégia da BMW a longo prazo”, Pierer disse em entrevista por telefone. Ele pretende acabar com as perdas na marca, que irá manter-se independente, em 2014.
A BMW, com vista a defender a sua liderança em vendas de carros de luxo da concorrência, liderada pelaVolkswagen, a Audi, a Daimler AG / Mercedes-Benz, está se separando da Husqvarna depois de comprar a marca em 2007, para fortalecer sua imagem junto aos motociclistas  mais jovens. Com a venda, afabricante alemã  planeja deixar de lado  suas  ambições no segmento de motocicletas off-road.
“No contexto  mudanças, tendências demográficas e crescentes exigências ambientais dos mercados motocicleta, a BMW Motorrad vai expandir sua oferta de produtos para explorar o potencial de crescimento futuro”, disse a empresa em comunicado. “O foco do realinhamento será na mobilidade urbana e e mobilidade”. Pierer tem planos para manter o foco da Husqvarna em motos off-road e usar a experiência de marketing internacional da KTM para facilitar a expansão, disse ele.

A KTM, marca originalmente apenas voltada para o motociclismo  fora-de-estrada,  expandiu sua linha de modelos para motos de rua durante a última década. As vendas da empresa Mattighofen, na Áustria com base de motos cresceu 32 por cento, para 107.142 veículos no ano passado, com forte crescimento na Índia, o país de origem do parceiro Bajaj, que detém 47 por cento das ações da KTM.

A Husqvarna vendeu 10.751 motocicletas no ano passado, um aumento de 16 por cento. Já a BMW teve um  aumento de  2 por cento nas vendas  em 2012, com o total de 106.358 motos  mundo afora, um recorde para a marca de 90 anos de idade.
“As sinergias entre BMW e Husqvarna motocicletas foram, provavelmente, limitadas”, disse Frank Biller, um analista da LBBW em Stuttgart. “As marcas abordavam  dois grupos de clientes muito distintos e segmentos de motos completamente diferentes.”
A Husqvarna, que começou a fazer motos na Suécia há 110 anos, era anteriormente controlada pelo grupo italiano MV Agusta. Os veículos da marca eram até  agora desenvolvidos e produzidos em Cassinetta di Biandronno, Itália.
A BMW começou a implantar  dois modelos de scooter em julho para atrair passageiros urbanos. A empresa planeja lançar um scooter elétrico no próximo ano.
O comunicado emitido pela BMW é o seguinte:
O Grupo BMW dá uma nova direção estratégica para a divisão BMW Motorrad. Devido à evolução dos mercados de motocicletas, a evolução demográfica e crescentes exigências ambientais, a BMW Motorrad está expandindo sua gama de produtos para captar novo potencial de crescimento no futuro e priorizar a mobilidade urbana e elétrica. BMW vai se concentrar na expansão dos recursos da marca BMW Motorrad e  assinou um acordo de compra com Pierer Industrie AG (Áustria) para a aquisição de motocicletas Husqvarna. Ambas as empresas concordaram em não divulgar o preço de aquisição.
Fonte:Bloomberg.com
Nota MM: Aqui no Brasil, a venda da Husqvarna significa a suspensão de todas as atividades programadas para a marca até segunda ordem, o que pode comprometer a Copa Power  EFX Husqvarna, cuja abertura estava marcada para o dia 24 deste mês, no Shopping Serra Azul, em Itupeva, São Paulo.

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