Uma aventura de Big Trail pelo Chile
Uma aventura de Big Trail pelo Chile
Por Luciano Peixoto - Relato de Andres Suarez - Fotos: Andres Suarez e Marcos Ackel
![]() Andres Suarez e Marcos Ackel percorreram quase 7 mil km durante a viagem |
![]() |
Foram percorridos 6.825 km em 10 dias, veja como foi esta aventura, narrada por um de seus dois participantes.
Vamos ao Atacama, Chile!
Carnaval 2008... O que fazer? Desfilar em uma escola de samba... nem pensar! Meu amigo, Marcos Ackel, teve a idéia de ir até o Chile de moto... No início fiquei em dúvida, a distância não era problema, pois já corri 3 vezes o Rally dos Sertões e sei como é ficar em cima de uma moto tanto tempo... mas fiquei pensando em minha esposa, grávida de 6 meses... o que fazer? 7.000 km, 10 dias, estrada... estrada... Depois de tantas questões, resolvemos subir na moto e acelerar rumo ao Pacífico.
![]() Desertos: paisagem comum no roteiro |
![]() "A melhor parte da viagem, quando iniciamos a subida da Cordilheira dos Andes" |
![]() O deserto às vezes lembra uma paisagem lunar |
![]() GPS (sistema de navegação via satélite): item fundamental em uma viagem como esta |
Uma vez já no Deserto do Atacama, as opções de passeios, trilhas e estradas de terra para se percorrer são muito grandes, como a dos Gaisers del Tatio, que são gases expelidos da terra até 11 metros de altura e a uma temperatura média de 80 graus centígrados, pela atividade vulcânica do vulcão El Tatio, a cada amanhecer, quando há o choque térmico, com a temperatura externa, que beira os zero graus centígrados. E detalhe, para se fazer esse passeio, é necessário sair de San Pedro do Atacama às 04:00hs.
Faltava ainda chegar no Oceano Pacífico, para completar nosso objetivo e lá fomos nós até a cidade de Tocopilla, denominada Capital da Energia. São quase 200kms totalmente desérticos, com retas intermináveis.
![]() Foi atingida a altitude 4.832 metros |
Voltando a San Pedro de Atacama, há lugares muito bonitos para
serem visitados. De moto então... nem se fala... rsrs. Pelos nomes dos lugares, já se imagina o deslumbrante visual. Tais como Vale da Morte, Vale da Lua e Salar de Atacama entre outros.
Passados 6 dias de viagens, hora de voltar, afinal ainda tínhamos 3.000 km para percorrer em 4 dias. Em toda a viagem nenhuma das motos apresentou defeito algum, com exceção do pedal de câmbio da Suzuki que se soltou faltando 800 km, mas de fácil reparo. ![]() |
Abraços, Andres Suarez
Roteiro:
1) São Paulo - Foz do Iguaçu - 1.018km
2) Foz do Iguaçu - Corrientes - 624km
3) Corrientes - San S. Jujuy - 958km
4) San S. Jujuy - San P. Atacama - 457km
5) San P. Atacama - Tocopilla - 198km
Tocopilla - San P. Atacama - 198km
6) En San Pedro de Atacama - 315km
7) San P. Atacama - San S. Jujuy - 457km
8) San S. Jujuy - Resistência - 938km
9) Resistência - Cascavel - 774km
10)Cascavel - São Paulo - 888km
Roteiro:
1) São Paulo - Foz do Iguaçu - 1.018km
2) Foz do Iguaçu - Corrientes - 624km
3) Corrientes - San S. Jujuy - 958km
4) San S. Jujuy - San P. Atacama - 457km
5) San P. Atacama - Tocopilla - 198km
Tocopilla - San P. Atacama - 198km
6) En San Pedro de Atacama - 315km
7) San P. Atacama - San S. Jujuy - 457km
8) San S. Jujuy - Resistência - 938km
9) Resistência - Cascavel - 774km
10)Cascavel - São Paulo - 888km
![]() |
*Matéria Publicada em19/04/2008 no Motox na Coluna Aventura e Lazer no Fora de Estrada.
Um mercado que cresce de forma acentuado, as principais marcas já estão por aqui, algumas, em sua grande maioria com seus produtos ainda importado. A BMW Motorrad uma das marcas que está presente no mercado Brasileiro há 12 anos vive a sua melhor fase, atualmente com 22 concessionárias ultrapassa a marca de 15.000 motos emplacadas e com este resultado atingindo a sétima posição no mercado mundial.
Cada vez mais atuante no mercado Premium brasileiro, a BMW Motorrad cresceu sete vezes nos últimos cinco anos. Em 2006 a marca registrou aproximadamente 500 motos vendidas e em 2011 esse número saltou para 5.442 unidades. Em comparação aos emplacamentos de 2010, a marca teve um crescimento de 71% em 2011.
Dentre os fatores que culminaram para este crescimento estão novos e competitivos produtos, com qualidade e alta tecnologia, somados aos pontos de vendas em praças estratégicas e à montagem de motocicletas em Manaus - fator que levou a marca a conquistar 8,7% do share do segmento de motos com cilindrada superior a 500 cm“ em 2010 e 12,1% em 2011.
Com preços mais atrativos em toda a linha CKD, dos três modelos montados em Manaus a BMW G 650 GS foi o mais vendido tendo entregue 2.023 unidades a clientes em 2011. Ao lado das motocicletas BMW F 800R e F 800GS, os modelos montados em território nacional representaram 67,5% das vendas da marca em 2011. Dentre os fatores que culminaram para este crescimento estão novos e competitivos produtos, com qualidade e alta tecnologia, somados aos pontos de vendas em praças estratégicas e à montagem de motocicletas em Manaus - fator que levou a marca a conquistar 8,7% do share do segmento de motos com cilindrada superior a 500 cm“ em 2010 e 12,1% em 2011.
“Estamos vivendo nosso melhor momento no Brasil. No final de 2011 entregamos a motocicleta de nº 15.000 e o mercado nacional já chegou a sétima posição no ranking mundial da marca. Nossa estratégia de expansão de concessionárias continua e pretendemos chegar a 30 pontos de vendas neste ano”, comenta Rolf Epp, Diretor da BMW Motorrad Brasil.
Em outubro de 2011, durante o Salão Duas Rodas, a BMW Motorrad anunciou a montagem de mais um modelo em CKD, a G 650 GS Sertão. Com características mais esportivas, uma habilidade off-Road ainda maior e um desejo mais intenso por aventura, o novo modelo passa a ser comercializado em maio deste ano por R$32.800,00.
Portanto, cada vez mais o mercado disponibiliza ferramentas de alto nível e imprescindível para nos lançarmos no melhor estilo da "vida ao ar Livre", nos proporcionando experiências sem fronteiras.
Dica! na edição n° 168 de dezembro da Revista Motociclismo a matéria "TODO TERRENO!" nas paginas 174 a 183 trouxe um fantástico comparativo de três modelos de Maxitrail mais fora de estrada do mercado (BMW 1200 GS Adventure, KTM 990 Adventure Dakar e Yamaha XT 1200Z Super Ténéré). Vale a pena conferir!
Participe do Blog e da coluna.
Este espaço tem como objetivo divulgar e valorizar o estilo de "Vida ao Ar Livre" utilizando o Fora de Estrada sobre duas rodas ou quatro rodas com principal ferramenta. As melhores experiências: Destinos, trilhas, expedições, passeios, eventos, empresas e clubes especializados, hábitos, cursos, manutenção, novidades, depoimentos e muito mais. Os clubes e praticantes que queiram mandar material com fotos e histórias ou depoimentos entrem em contato.
Este espaço tem como objetivo divulgar e valorizar o estilo de "Vida ao Ar Livre" utilizando o Fora de Estrada sobre duas rodas ou quatro rodas com principal ferramenta. As melhores experiências: Destinos, trilhas, expedições, passeios, eventos, empresas e clubes especializados, hábitos, cursos, manutenção, novidades, depoimentos e muito mais. Os clubes e praticantes que queiram mandar material com fotos e histórias ou depoimentos entrem em contato.
Um abraço a todos,
Luciano Peixoto
skype: lucianolp











Nenhum comentário:
Postar um comentário